sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Árvore de Natal à antiga

Hoje, a maioria dos alunos que frequentam o clube tinha de ultimar trabalhos para as mais variadas disciplinas. Por esta razão, o grupinho que apareceu divertiu-se a fazer um projeto com as suas próprias fotos e vozes. Depois, já no final de ter terminado o intervalo, e após um pedido inegável dos alunos para ficar mais um pouco, decorámos a habitual “folha de presenças” - o quadro preto.
Insistiram para que eu assinasse na estrela, mas, fiz-lhes perceber que o protagonista é o Scratch: sem ele não estaríamos ali a tão divertidos a aprender sem dar conta do tempo passar.


quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Jogo dos Presentes

A foto mostra a Lara a testar o seu jogo dos presentes. Neste jogo a aluna já utiliza variáveis, para criar um sistema de pontuação. Sem se aperceber, esta aluna do 6.º ano, está já a realizar aprendizagens que só fazem parte do programa da disciplina de Matemática, a partir do 7.º ano de escolaridade.

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Labirinto da Lara

Propus aos meninos e meninas do "Espaço Scratch" que criassem um jogo no âmbito do Natal.

A Lara criou o jogo que se pode jogar abaixo, onde um pinguim,  adornado com acessórios natalícios, tem de percorrer um labirinto até alcançar a barreira vermelha. Durante o percurso, o animalzinho tem de superar alguns obstáculos: se tocar na barreira preta ou na bola verde, que se passeia aleatoriamente pelo ecrã, regressa ao ponto de partida. 
Experimentem! 
Está muito giro e bem programado.



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Lara


A Lara é aluna do 6.º ano de escolaridade. Gosta de programar com scratch e sonha vir a trabalhar na Google. Tem um espírito crítico apurado e um enorme gosto em partilhar os seus conhecimentos. Justamente por isso, tem colaborado comigo, especialmente à quinta-feira, quando aparecem muitos meninos e meninas no clube.

Atualmente, já conto com ela para monotorizar o trabalho dos novos aderentes do "Espaço Scratch".

Lara, a monitora.
Muito obrigada, Lara. A tua colaboração tem sido preciosa. Sem a tua ajuda a gestão das sessões com os mais novos seria mais complicada.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Presenças

Para não perderem tempo, os alunos e alunas registam, no quadro de giz, o respetivo nome e turma. Eu uso o tablet para fotografar o quadro: a substituta "folha de presenças", enquanto eles, alunos e alunas, ligam os computadores, para começar a programar, mostrar os projetos realizados em casa ou tirar dúvidas. Há sempre algo que é discutido em pequeno ou grande grupo. Quando alguém entra na sala, raramente me descobre. Não porque me esconda, mas pelo facto de que no "espaço Scratch" todos somos aprendizes e, justamente por isso, partilhamos tudo o que sabemos. Neste sentido, eu, a suposta Professora, passo completamente despercebida no meio de tanto curioso.
A campainha toca e as filmagens já se fazem durante o intervalo. Não que peça, mas são eles que gostam de ficar comigo até ao último segundo. Este ano, optei por filmar os alunos a apresentar os seus trabalhos. Eles ficam felizes, porque assim podem mostrar à família. 
Alguns até pedem para lanchar na sala, já que programar faz fome. Não querem perder um segundo no corredor.
Não sei até quando este entusiasmo vai durar, mas, "enquanto durar que seja infinito".
:)


sábado, 25 de novembro de 2017

Mais um projeto do João

No vídeo que se segue o João, aluno do 6.º D, mostra-nos mais um projeto que criou em casa sozinho.
Este aluno anda muito motivado. É dos primeiros a acabar as tarefas que lhe proponho. Atualmente, o João tornou-se um dos meus colaboradores: durante as sessões dedica-se a partilhar os seus conhecimentos e ajudar os colegas mais novos.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Scratch nos computadores da biblioteca

Não obstante a obsolência dos computadores da biblioteca da Escola Básica N.2 da Pampilhosa, os alunos mais novos, monitorizados pelos mais experientes, aprenderam a dar os primeiros passos em Scratch.


quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Partilhando

O número de aderentes ao espaço scratch tem vindo a aumentar. Os primeiros, já colaboram comigo, partilhando, com os recém-chegados, o que aprenderam. É giro e enriquecedor vê-los a interagir.
:)

1.º Projeto da Lara

A Lara aderiu também ao "espaço scratch". Aprendeu rápida e entusiasticamente a dar os primeiros passos em scratch. Vamos ter uma futura programadora? :)
 Parabéns!

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

1.º Projeto do Daniel

Neste vídeo, pode ver-se o novo participante do "espaço scratch" das bibliotecas do AEM, a mostrar-nos o seu 1.º projeto. Personagem em movimento, a mudar de cor e com falas, num cenário desenhado pelo aluno. Tanta coisa que o Daniel aprendeu e, o melhor de tudo, sem dar por ela: programação, matemática, línguas - português e inglês -, cidadania, etc.
Questionado quanto à facilidade de programar em scratch, respondeu, timida e sensamente, "um pouco". Ora, ouçam o Daniel...



Parabéns, Daniel! Gostei muito do teu projeto. E não desanimes, pois estou plenamente de acordo contigo. De facto, programar não é fácil, mas é giro e desafiante. :)

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

2.º Projeto em scratch do João

Hoje, o João surpreendeu-me com o projeto que fez durante o fim de semana.
Parece-me muito motivado. Planeia participar no próximo "A criar com Scratch" - concurso promovido pela equipa do  Eduscratch.


1.º Projeto em Scratch do Leonardo



Scratch na EB n.º 2 da Pampilhosa

No passado dia 2 de novembro, iniciaram-se as atividades com scratch na biblioteca da Escola Básica n.º 2 da Pampilhosa.

O blogue da biblioteca do AEM, publicou um resumo do que aconteceu. Pode ver-se aqui...


sábado, 6 de agosto de 2016

Em jeito de balanço



Introdução 

Scratch é uma linguagem de programação, destinada ao ensino, concebida no Massachusetts Institute of Technology (MIT), disponibilizada em maio de 2007, com o propósito de desenvolver a criatividade nas crianças e jovens, possibilitando que se tornem criadores e não meros consumidores quando utilizam as tecnologias digitais. Mais do que ensinar a programar pretende-se que, ao utilizarem esta linguagem de programação os alunos adquiram competências noutras áreas do saber, uma vez que terão que mobilizar conhecimentos de várias áreas disciplinares para programar. 

Em novembro de 2015, propusemo-nos dinamizar um projeto cuja a principal finalidade consistia em utilizar esta linguagem de programação, nas bibliotecas das escolas secundária e básica n.º 2 da Mealhada, para promover também nos alunos das nossas escolas as competências associadas à utilização desta linguagem de programação.


Resultados

Os resultados mais positivos alcançados, associados a esta ferramenta, envolveram um aluno do 2.º ciclo com necessidades educativas especiais – Miguel do 5.º ano de escolaridade – que, à quinta-feira, durante 1 bloco de 90 minutos, explorou esta ferramenta. Os projetos criados por este aluno evidenciaram que o Scratch lhe permitiu desenvolver inúmeras competências, específicas e transversais, nomeadamente matemáticas, tecnológicas, linguísticas (língua materna e também inglês), assim como de outras áreas disciplinares. Notou-se também que o Miguel, a pouco e pouco, melhorou os seus níveis de concentração, autoconfiança, autonomia e autoestima tão importantes para alunos com as suas características especificas.

Constatamos também que o projeto não decorreu da mesma forma nas bibliotecas das duas escolas. Na escola Básica n.º 2, foi mais fácil conquistar a atenção dos alunos mais novos – segundo ciclo –, tendo estes criado alguns projetos em scratch. Por vezes, alguns alunos do 8.º ano apareciam, para esclarecer as dúvidas que lhes surgiam nos projetos da disciplina de TIC. Alguns destes momentos foram fotografados e divulgados no blogue que se criou para este projeto – scratchmealhada.blogspot.pt.
Na biblioteca da escola secundária da Mealhada sentimos que houve maior resistência dos alunos, dado que não se mostraram tão interessados em querer aprender a programar com scratch. Pontualmente, também alguns alunos do 8.º ano solicitaram a nossa ajuda para esclarecer dúvidas sobre programação scratch que lhes surgiam durante a concretização de projetos propostos em TIC.

Conclusão

Embora o projeto não tenha tido tanto sucesso como desejaríamos, consideramos que os resultados obtidos junto dos alunos do segundo ciclo, em geral, e do aluno Miguel, em particular, são francamente animadores e demonstrativos do potencial desta linguagem de programação, especialmente quando são alunos com necessidades educativas especiais. Somos da opinião que o projeto deveria continuar, no próximo ano letivo, assumindo o formato de clube que poderia evoluir para um clube de programação e robótica.


quinta-feira, 17 de março de 2016

segunda-feira, 14 de março de 2016

1.º Projeto da Ana Sofia do 7.º B1

A Ana Sofia, da Escola Secundária da Mealhada, deu hoje os primeiros passos em Scratch. Aqui fica um screenshot do seu primeiro projeto.