sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Publicação no blog das bibliotecas escolares do AEM

Hoje, o blog Aliquid Novi publicou a nossa animação de Natal concebida em Scratch.


Este projeto levou algumas horas a criar. Foi necessário escolher a foto da árvore de Natal. Optámos por uma foto que tirei no Terreiro do Paço.


Depois, foi necessário encontrar, na web, um ficheiro mp3 grátis com uma música de Natal para dar som ao projeto. Seguiu-se a fase da programação, para dar vida aos sprites: árvore de Natal, letras a mudar de cor, colocadas no sítio certo, o que requer explorar, com alunos do quinto e sexto anos, as coordenadas cartesianas - tema do 7.º ano de escolaridade da disciplina de Matemática. 
Posteriormente, passou-se à edição da estrela e respetiva programação, o que implica também dominar percentagens, amplitude de ângulos e perceber em que consiste escolher, aleatoriamente, um certo número de um dado intervalo. 
Afinado o tempo - "espera x segundos"- , a estrelinha começou a rodar e cintilar no cimo da árvore. Mas, uma estrelinha era pouco, pelo que recorreu-se a "clones" para criar muitas estrelinhas a distanciar-se da original até se sumirem no negro céu. 
De seguida, fez-se o upload do ficheiro mp3 que tem o som das vozes das monitoras e monitores scratch, a desejar um "Feliz Natal", e a foto de alguns dos nossos scratchers. Por último, mais uns pequenos retoques: edição do som das vozes, afinação dos "mostra-te", "esconde-te" e "espera" e, finalmente, o "pára tudo". 
:)

Sem comentários:

Enviar um comentário