sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Programação de robôs com Open Roberta Lab

Open Roberta Lab (OPL) é a designação de um dos projetos que fazem parte da medida educativa alemã "Roberta-Learning with robots". O objetivo desta plataforma é motivar crianças e jovens para a programação de robôs  Lego Mindstorms e outros sistemas de hardware programáveis, como por exemplo, Arduino, BBC micro: bit, Calliope mini, etc.





Qualquer pessoa pode aceder à plataforma através de computador ou dispositivo móvel - tablet, smartphone -, registar-se e criar a sua conta. Desta forma, os projetos ficam guardados na nuvem, o que facilita o acesso em qualquer lugar. A programação faz-se arrastando blocos como no Scratch. 




No AEM não temos robôs compatíveis, pelo que os nossos alunos vão aprendendo a programá-los na plataforma, recorrendo ao simulador para testar e visualizar o resultado dos seus projetos. 

Nos vídeos seguintes, podemos ver duas alunas do 6.º ano, a Lara e a Matilde, a usar o simulador para visualizar o resultado do seu projeto experimental de programação de robôs.




Nesta sessão experimental com Open Roberta Lab, os alunos da Escola N.º 2 da Pampilhosa quiseram, no final, manifestar o seu agrado desenhando no quadro preto o símbolo like.


Uma das nossas preocupações, neste espaço, é dar azo à criatividade dos alunos independentemente dos suportes, pelo que nunca subestimamos o velhinho quadro preto para exprimir emoções e efetuar registos de ideias do trabalho a desenvolver.

Sem comentários:

Enviar um comentário